postandpin
23 May 2017
HomeComunicação8 dicas para um press release sem erros

8 dicas para um press release sem erros

Todos os relações públicas e responsáveis de comunicação sabem. As campanhas de Assessoria de Imprensa têm de ser perfeitas. Sem um único erro… ou a reputação da marca, empresa ou do próprio profissional podem ser postas em causa.

Sem pressão, certo? 😉

Felizmente há várias formas de evitar erros antes que estes sejam enviados ou publicados. Aqui ficam 8 dicas para um press release (ou outra peça de comunicação) sem erros:

1. Não fazer a revisão do texto logo a seguir

Depois de escrever o copy, é importante deixar o texto por algumas horas antes de fazer a revisão do mesmo. Normalmente escrever num dia e rever no seguinte é a melhor estratégia. Ter os olhos frescos torna mais fácil detetar possíveis erros.

2. Ler em voz alta

Embora esta opção possa ser estranha se estivermos rodeados por vários colegas, ler um texto em voz alta ajuda a perceber como soa e poderá ajudar a detetar erros que até aí não tinham sido notados.

3. Pedir a outra pessoa para ler

Outro par de olhos é sempre uma boa ideia, certo?

Esta é uma das regras básicas: pedir a outra pessoa para ler! Isto porque quando escrevemos algo ficamos muito próximos do texto (até ao reler, estamos a ler bem quando na realidade está lá um erro… o cérebro tem destas coisas!).

4. Imprimir o texto e ler a partir do papel

Esta dica também é básica e um clássico para muitos profissionais de comunicação (principalmente os que gostam mais do papel). Imprimam o texto e façam as correções diretamente no papel.

5. Não esquecer a verificação ortográfica

A verificação ortográfica é uma invenção incrível. Claro que não devemos esperar que apanhe todos os erros, mas nunca devemos esquecer esta etapa básica: ver os resultados do corretor ortográfico.

Depois há também várias ferramentas online. Poderá valer a pena passar o texto por uma dessas aplicações.

6. Verificar todos os detalhes

Antes do envio ou publicação é importante reler todos os detalhes (nomes das pessoas citadas, datas, números, etc.). Dediquem algum tempo a verificar tudo com calma.

7. Ler o texto ao contrário

Para textos gigantes talvez não seja a melhor opção pois demora algum tempo, mas para pequenos textos esta dica ajuda sempre: ler o texto ao contrário retira-nos do sentido das frases e permite-nos olhar para cada palavra individualmente, o que nos ajuda a detetar erros.

8. Apontar os erros mais frequentes (e praticar)

Cometeram um erro? A forma como se lida com isso é que diferencia os profissionais. Apontem o erro e cada vez que fizerem um novo texto certifiquem-se que não o cometem de novo.

E como a prática faz a perfeição… Pratiquem, pratiquem e pratiquem.

Praticar a revisão é tão importante como praticar a escrita. Se o fizermos frequentemente passamos a identificar padrões e ficamos com o olhar mais atento.

E vocês? Têm alguma dica para a produção de um texto perfeito? Deixem nos comentários as vossas melhores práticas.

 

Interessados em mais artigos sobre Relações Públicas? Não percam:

Latest comment

leave a comment