postandpin
HomeRedes Sociais & BlogsInstagram: como fazer capas para os Destaques, passo a passo

Instagram: como fazer capas para os Destaques, passo a passo

Como fazer capa Instagram Stories Highlights

Depois de publicar as últimas Stories no meu perfil do Instagram e colocá-las nos Destaques, recebi algumas DMs a perguntar como fiz as capas – todas com a mesma formatação e aparência. Na realidade é bastante simples e neste artigo vou partilhar como o fiz, passo por passo.

Porque é que é importante ter capas para os Instagram Highlights? 
Capas dos destaques do Instagram - como fazer passo a passo É mais agradável para quem visita o vosso perfil, cria um tema mais coerente e fortalece a vossa comunicação.

Eu comecei por procurar alguma inspiração. Ver diferentes tipos de soluções. Com ícones, com texto, com fundos de cores diferentes ou com um fundo único… Só para perceber o estilo que eu gosto mais e para começar a idealizar os meus Highlights.

Aqui estão alguns exemplos que encontrei e utilizei como inspiração:

Depois o próximo passo foi decidir que tipos de categorias queria incluir nas Instagram Stories. Como podem ver nos exemplos que coloquei acima, há pessoas que colocam “Read” ou “Listen” para mostrar o que estão a ler e ouvir, mas também pode ser “Posts”, “Tips” ou no caso de uma empresa ou marca “Work with us” ou ainda “Reviews” – dando a possibilidade de mostrar críticas feitas aos seus produtos.

Depois de um estilo/tema escolhido e depois dos tópicos que queres cobrir estarem definidos é altura de criar as capas.

 

Como fazer capas para os Destaques do Instagram

1. Vai a canva.com e seleciona “create a design”.

2. De seguida seleciona “Use custom dimensions” e escreve 1080 x 1920 px.

3. Irás ver uma página em branco. De seguida seleciona Background e depois escolhe a cor ou padrão da tua cover. Para além das cores pré-definidas podes ainda colocar o color code da tua próxima marca.

4. Depois de uma cor de background definida é altura de acrescentar o ícone ou texto. No caso de quereres ter simplesmente um ícone vai a Elements, Icons e pesquisa pelo tipo de ícone que pretendes, como por exemplo “computer” ou “book” (há várias opções gratuitas). Carrega no ícone, redimensiona-o para o tamanho pretendido e coloca-o no centro (o canva irá mostrar umas linhas quando ele estiver exactamente no centro).

5. Um passo opcional é colocar um círculo ou outro elemento à volta do ícone. Para isso basta selecionar Elements, Shapes e escolher o elemento pretendido.

6. Outro passo opcional é acrescentar texto a esta capa. Poderão colocar um título em qualquer parte da capa, apenas garantam que está longe do ícone (para não aparecer na capa dos Destaques)

7. O próximo passo é copiar este design, carregando no ícone ao lado da página (“copy this page”). Carreguem quantas vezes forem necessárias para fazer as capas que precisam.

8. Depois é só fazer exactamente os mesmos passos em cada uma delas. Acrescentar um ícone e editar o texto.

9. No final fazem Download, em PNG, no canto superior direito da página.

 

Como destacar e editar capas nos Instagram Highlights

Agora que já têm as várias capas para as diferentes categorias dos Destaques é altura de as colocar no Instagram.

1. Primeiro passem os ficheiros para o telemóvel (só é possível destacar stories na versão mobile).

2. Para destacar uma story é preciso primeiro publicá-la (ou seja só é possível colocar um Destaque, depois de partilhar a imagem nas Histórias). Publica as várias capas que criaste nas stories.

3. Depois de estarem publicadas é altura de as destacar. Para isso basta ir ao teu perfil e carregar em “Novo” (na zona dos Destaques). Selecionar uma das capas e dar um título dessa capa. Depois podem carregar em “Editar Capa”, caso queiram aumentar o ícone ou texto da capa. Quando estiver tudo ok, carreguem em Adicionar.

4. Repitam esta ação para todas as capas.

5. Depois, daí para a frente, quando partilharem as novas stories poderão sempre atribuir-lhes diferentes categorias, carregando no canto inferior direito no coração que diz “Destacar”. Carreguem aí e selecionem a categoria que querem atribuir a essa Story.

Dá para editar a ordem dos Destaques? Não. A ordem dos Destaques é definida automaticamente, do destaque mais recente para o mais antigo. Ou seja, se, por exemplo, o último destaque que fizeram é da categoria “Leituras” será essa a primeira categoria a aparecer destacada no vosso perfil.

Outra dica é utilizar o site easil.com – um site do mesmo género do canva.com, mas que tem templates próprios para as instagram stories! Eu gostei imenso desta ferramenta e recomendo. Podem testar gratuitamente por 30 dias.

E vocês? Têm alguma dica em relação às Instagram Stories que queiram partilhar?

Alguma dúvida podem deixar nos comentários (ou entrar em contacto comigo) e tentarei ajudar no que conseguir.

 

Façam pin deste artigo, para não perderem este tutorial:

Instagram: como fazer capas para os Destaques, passo a passo

Latest comment

  • Thank you for sharing Sara! I’m glad that you enjoyed using our Instagram Story templates from Easil 🙂

leave a comment