postandpin
25 Sep 2017
HomeCarreiraPor detrás do sucesso: Sofia Oliveira, Josefinas

Por detrás do sucesso: Sofia Oliveira, Josefinas

Foram a primeira e única marca portuguesa a ser recomendada pelo Instagram. Têm conquistado o mundo clique a clique, like a like e partilha a partilha. Para conhecer um pouco melhor a estratégia desta marca – que tem dado muito que falar no mundo da moda -, conversamos com Sofia Oliveira, responsável pela Comunicação das Josefinas – nesta que é a primeira edição da rubrica “Por detrás do sucesso“.

 

Fala-nos um pouco sobre ti e como chegaste a responsável de Comunicação das Josefinas.

Chamo-me Sofia, tenho 25 anos e o meu background é Comunicação. Tenho especialização em Relações Públicas e sou co-fundadora das Josefinas. Sou viciada no Instagram, adoro comida italiana e malas e sapatos são a minha perdição.

Como é um dia típico para ti? Fala-nos das tuas funções.

O meu dia é sempre diferente e adoro que assim seja ☺ De manhã, mal acordo, vejo sempre os emails e vejo o que se passa no Instagram. Gosto de estar a par de tudo.

Qual é a importância das redes sociais para uma marca como as Josefinas?

É extremamente importante. Somos uma marca digital first.
Como tal, é pelo online que fazemos acontecer. Com as redes sociais contamos a nossa história mas, acima de tudo, criamos uma ligação verdadeira com os nossos fãs.

Temos uma forte presença no Instagram e no Facebook, trabalhamos o Twitter e estamos a desenvolver o nosso Snapchat.

Com as redes sociais contamos a nossa história mas, acima de tudo, criamos uma ligação verdadeira com os nossos fãs.

As Josefinas foram a primeira marca portuguesa a ser recomendada pelo Instagram. A que é que deves este reconhecimento e como é que chegaram a esse nível?

Quando lançamos as Josefinas em meados de 2013, o Instagram já fazia parte da nossa estratégia (embora na altura o Instagram ainda não se tinha afirmado como ‘a’ rede social).

A nossa postura no Instagram foi muito natural e genuína. Partilhávamos imagens das nossas viagens com as Josefinas aos pés e privilegiávamos as imagens das nossas fãs e das suas aventuras com as Josefinas.

> Ver Como pesquisar várias hashtags no Instagram ou Como incorporar fotos do Instagram num site

Contávamos as histórias de onde as Josefinas levavam estas mulheres e acredito que isso contribuiu para que, no início de 2014, o Instagram tivesse reparado na nossa página e na forma como comunicávamos. Acabamos por ser recomendadas pela própria rede social, sendo até hoje a única marca nacional a conseguí-lo.

Acabamos por ser recomendadas [pelo Instagram], sendo até hoje a única marca nacional a conseguí-lo.

Estiveram recentemente no Facebook e na sede do Instagram em Nova Iorque. Como foi essa experiência?

Incrível e surreal 🙂

Eva Chen, Diretora de Parcerias de Moda do Instagram, convidou-nos a visitar a sede da rede social e não resistimos em sentar-nos na icónica #MiniConferenceRoom.

Falamos sobre o Instagram, mas também falamos de moda ☺


Para quem faz gestão de redes sociais, quais são as tuas 3 dicas essenciais?

1. Responder. E em tempo útil: se as pessoas dão do seu tempo para falar com a marca, valorizem isso e percebam qual a melhor forma de interagir. é a palavra de ordem: lamento, mas não há fim de semana nem feriados para quem gere redes sociais;

2. Pessoa para pessoa: não privilegio a relação marca-pessoa, mas sim pessoa-pessoa. É importante dar uma cara, ainda que seja virtualmente – por exemplo, assinar as respostas com o nome ou fazer uso dos emojis;

3. O número não importa; importa o sentido de comunidade: É fácil cair na ilusão de que o que importa é ter 1 milhão de fãs. Mas de que vale 1 milhão de followers se não há engage e, mais importante, uma relação? Sim, o número é importante, mas nada é mais importante do que criar um sentido de comunidade composto por fãs que realmente ‘amam’ a marca (os chamados brand lovers) e que a tomam como se fosse sua.

1. Responder em tempo útil; 2. Dar a cara; 3. Criar sentimento de comunidade.

Rede social preferida

Instagram (fácil ☺)

Melhor hora para fazer uma publicação

Super variável mas para as Josefinas, e falando do Instagram, é por volta do meio-dia, a meio da tarde e já à noitinha. Temos seguidores em todo o mundo pelo que abrange várias time-zones

Tipo de post que resulta melhor

Shoeselfies com flores é sempre um must

Emoji preferido

❤ é o meu preferido mas também adoro ? porque é sinal que algo extraordinário acabou de acontecer

Modelo das Josefinas preferido

Questão difícil, mas talvez o modelo que mais use seja as Josefinas Lisboa Vermelho

No comments

leave a comment