Como calcular a taxa de interação (ou engajamento) no Instagram

Como calcular a taxa de interação (ou engajamento) no Instagram

Como é que posso calcular a minha taxa de engajamento no Instagram?

Calcular a taxa de engajamento por publicação é muito simples. Para fazer este cálculo só irás precisar de 3 dados: o número de gostos, o número de comentários e o número total de seguidores.

Em que situações é útil calcular a taxa de engajamento? Quando queres, por exemplo, entrar em contacto com marcas para conseguir parcerias. Uma boa taxa de interacção pode ser um excelente argumento para conseguires rentabilizar a tua página do Instagram, visto que esta é, neste momento, uma das métricas mais importantes.




Como calcular a taxa de engajamento no Instagram passo a passo:

1. Primeiro escolhemos a publicação que queremos analisar

2. Anotamos o número de gostos e comentários que essa publicação recebeu. Vamos imaginar que o o número total de gostos do post foi 90 e a publicação recebeu 11 comentários

3. Agora é só sumar o número de gostos e o número de comentários

90 + 11 = 101

4. O próximo passo é pegar no resultado e dividi-lo pelo número total de seguidores da página e multiplicá-lo por 100 (isto irá dar-nos a percentagem)

101 / 4030 x 100 = 2,51%

Neste exemplo, a taxa de engajamento desta publicação é de 2,51%, que está abaixo de uma boa média de interacção.

 

Fórmula para Calcular a Taxa de Engajamento

engajamento = (gostos + comentários) / seguidores x 100

 

O que é considerada uma boa taxa de interacção ou engajamento no Instagram?

O Instagram é, neste momento, uma das redes sociais com as taxas de interacção mais altas. Por exemplo, o Facebook e o Twitter contam com médias de engajamento na ordem dos 0,5% a 1,0%. Já o Instagram varia entre os 3% e os 6%.

Por esta razão, se a tua taxa de engajamento é superior a 6% esta é, sem dúvida, considerada uma boa taxa de interacção. Se está abaixo dos 3% não é considerado um engajamento positivo em comparação com as médias totais no Instagram.

 

Façam pin desta imagem para guardar este artigo:

 

Continuar a ler:

Sem comentários

Deixar um comentário