Como ter constantemente novas ideias para o blog

Como ter constantemente novas ideias para o blog

Dicas e ferramentas para que nunca te faltem ideias para o teus artigos ou posts

Quem tem um blog sabe: às vezes é difícil termos ideias novas em relação ao que escrever. E quem diz blog, diz qualquer tipo de conteúdo. Estas dicas aplicam-se a vídeos para o Youtube, posts para o Instagram ou qualquer outra plataforma que necessite de uma constante e permanente atualização. São 3 dicas super simples. Tens outras? Partilha connosco nos comentários.

 

1. Apontar ideias no telemóvel

A primeira ideia é simples e óbvia, mas não deixa de ser importante referir: é crucial ter um sítio onde guardas todas as ideias que te passam pela cabeça. Pode ser um bloco de notas no telemóvel ou um caderno físico mesmo. Às vezes a inspiração surge nos momentos mais aleatórios e nem sempre tens o computador à frente para as registar.




 

2. Guardar posts no Instagram e pins no Pinterest

Para além das notas no telemóvel, eu guardo constantemente ideias (de tipos de fotografias, tópicos ou formas de abordar temas) no Instagram. Esta feature do Instagram é extremamente útil.

Não te esqueças de que a magia de te inspirares nos outros é tentares sempre fazer com o teu próprio ângulo e acrescentares o teu valor. Fazer copy paste do trabalho das outras pessoas não é a melhor estratégia.

O mesmo acontece no Pinterest. O Pinterest é uma óptima fonte de inspiração para qualquer pessoa que faz produção de conteúdo. No meu caso, tenho um board secreto só para o blog com pins de inspiração de tópicos e temas que achei interessantes e que posso desenvolver.

 

Como ter constantemente novas ideias para o blog - Guardar posts no Instagram e pins no Pinterest

 

3. Gerar ideias com ferramentas online

Outra das técnicas bastante úteis por vezes para desbloquear a nossa criatividade é utilizar estas ferramentas online próprias para o efeito.

    • A ferramenta Blog Post Idea Generator é muito simples. Basta carregar no botão “generate blog post idea” e aparece uma sugestão.
    • O Portent’s Content Idea Generator é exactamente o mesmo conceito mas neste caso escreve-se antes um tópico. Aqui está o exemplo quando escrevi “instagram”:

      • O Link Bait Generator é uma ferramenta semelhante à anterior mas neste caso sugere ideias para posts mais controversos, divertidos ou chocantes.




    • Outra ferramenta super útil (e uma das minhas preferidas) é o Buzzsumo. Este site mostra-nos o conteúdo que é mais partilhado e tem melhor performance (num determinado website ou relação a um tópico)

Em resumo, como ter constantemente novas ideias para o blog:

  1. Apontar qualquer ideia (desenvolvida ou não) no telemóvel;
  2. Guardar posts como inspiração no Instagram e pins interessantes no Pinterest;
  3. Utilizar ferramentas próprias para gerar conteúdo.

Têm outras dicas? Partilhem com todos na secção de comentários.

 

Se gostaram deste artigo, façam pin para o guardar:

Como ter constantemente novas ideias para o blog

Não percam ainda:

Sem comentários

Deixar um comentário